Parceria pode potencializar seu negócio.

No mundo dos negócios, sempre cabe mais um



Pequenas empresas aumentam o faturamento em até 500% ocupando preciosos espaços dentro de estabelecimentos de maior porte


por Patrícia Masan.

O que tem a ver uma loja de produtos para festas com uma chocolateria? Tudo! Na loja Cristal Festas, em Goiânia (GO), esses dois
negócios funcionam num mesmo espaço. Segundo o proprietário Stel-Mar Ferreira da Cunha, a parceria trouxe mais clientes para os
dois empreendimentos, pois quem vai até a loja comprar objetos para festa, acaba encomendando bombons e vice-versa.
"Tenho vários parceiros que montaram suas lojas dentro da minha. Dessa forma, ganho porque ofereço comodidade e agilidade para
meus clientes. Eles sabem que aqui vão encontrar tudo o que precisam, num só lugar", revela Ferreira.
Por outro lado, para os empresários da Néctar de Chocolate – lanchonete e chocolateria, a união reduziu as despesas pela metade.
"Antes éramos apenas clientes da Cristal Festas; hoje, somos parceiros. Continuo sendo cliente, mas com um diferencial: agora
compro a matéria-prima, no caso o chocolate, com preço de custo. Também reduzi minhas despesas pela metade, pois não gasto
mais como aluguel, luz e água", conta o empresário Felipe Guilherme Lima.
A Néctar de Chocolate atua no mercado há seis anos. Entretanto, de acordo com a gerente de vendas, Hosana Alves de Lima, nos
últimos seis meses, desde que a empresa passou a comercializar seus produtos e serviços na loja de Ferreira, conseguiu ter um
'boom' de crescimento. "Tivemos um aumento de 500% no volume de vendas. É espantoso. Acredito que isso aconteceu porque
tivemos a sorte de encontrar um parceiro que casou o fornecimento do principal produto com o ponto de venda", revela.
Outro parceiro da Cristal Festas é a loja Papel de Arroz, especializada em bolos com fotos decorativas. De acordo com o empresário
Laudelino Soares Dias Neto, o movimento de clientes triplicou. "No meu caso, ter um ponto de venda dentro da Cristal Festas fez
toda a diferença. Encontrei um espaço perfeito, porque é onde o meu público está", afirma.
Entre as três empresas citadas, não há divisórias. O objetivo é que o cliente de uma veja claramente os produtos da outra. Segundo
os empresários, essa estratégia é essencial. Afinal, nos três casos, as compras acontecem uma 'colada' na outra. "Para este tipo de
parceria dar certo, é importante que os negócios sejam integrados. Eles têm que compartilhar o mesmo público", explica Ferreira. A
Cristal Festas está há oito anos no mercado e emprega cerca de 80 pessoas.

Serviço:
Cristal Festas - (62) 3291-2895
Rua José Hermano nº 399 - Setor Campinas – Goiânia (GO)
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás) - (62) 3250-2268

Comentário: Trata-se de um caso de sinergia, e normalmente as sinergias entre empresas são relações ganha - ganha. O empreendedor deve ficar atento para não acreditar que negócios "concorrentes", como uma loja que vende chocolate, e outra que vende bolos, são sinérgicos. Na maior parte das vezes isso é incorreto.

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