Heutagogia

O termo, criado em 2000 por Hase e Kenyon, propõe em contraposição a andragogia e a pedagogia um processo de ensino onde não há professor. Na Heutagogia, o aluno é o único responsável pela aprendizagem, sendo um modelo alinhado às inovações tecnológicas de e-learning.

Comentários

Paulo Silva disse…
Caro colega

Seria um MEDIADOR ou ORIENTADOR?

Parabéns pela pesquisa.
Newsvaldo disse…
Claro que se trata de um avanço, porém, não a ponto de excluir o professor.Heutagogia.
Vamos lá. É louvável que em pleno século XXI a educação comece a ganhar uma nova cara ou seja, a entrar no eixo. A autonomia do aluno nada tem a ver com o abandono da responsabilidade do agente chamado professor. È notório que as informações que o aprendiz recebe hoje transita por vários canais de comunicações, sendo a mais poderosa a Internet.Pois bem, o que muda é somente o foco, ou seja, o aluno passa a ser o protagonista e por quê? É simples, a relação entre professor e aluno atualmente já esta desgastada, tendo em vista que o professor tem sido um transmissor de conhecimento, como exietem outros agentes que também educa(TV,Rádio<jornais,Internet...)é natural que se adote em sala de aula uma postura de diálogo ou seja de comunicação entre quem auxilia na construção do conhecimento(Professor) e quem recebe orientações na medida em que se desenvolve sua capacidade de construção cognitiva(Aluno)e nesse cenário os dois aprende, pois são seres humanos que estaão todo o tempo aprendendo e todos saem ganhando.Para não me alongar paro pro aqui, abraços a todos.
Nivaldo Candido da Silva
Curitiba -Pr - Especialista em EAD.(nivaldocs@gmail.com)
Anônimo disse…
o NOVO CONCEITO DE EDUCAÇÃO É : HEUTOLOGIA OU HEUTAGOGIA?
Newsvaldo disse…
Heutagogia é Estudo autodirigido e me parece que heutologia é o estudo da Heutagogia, que é a prática de Aprendizagem, enquanto o segundo é o estudo desta prática.

O termo HEUTAGOGIA (heuta – auto, próprio – e agogus – guiar) foi criado em 2000 por Stewart Hase e Kenyon

the term logia (Greek: "λόγια", "sayings, utterances, oracles", singular: "λόγιον", logion).

Só para refletir.
Abraços.
Nivaldo.
Anônimo disse…
Autodidata .... é ... diferente?
Anônimo disse…
E auto-didata?
Newsvaldo disse…
Autodidata é a pessoa extremamente curiosa, que aprende de forma autônoma, por seu próprio esforço, através da pesquisa, buscando informações sobre determinado assunto. Passa por um processo de auto-educação. Quer descobrir tudo a respeito do seu objeto de interesse e para isso freqüenta bibliotecas, consulta dicionários, enciclopédias, sites na web, faz pesquisa bibliográfica até que tire todas as duvidas que tenha.
Leonardo Davinci e

Postagens mais visitadas deste blog

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Louis Jacques Filion