Andragogia e Pedagogia

Andragogia e Pedagogia: O conceito de andragogia evoluiu a partir do conceito da pedagogia. Se pedagogia pode ser literalmente traduzida como a arte e a ciência de ensinar crianças, andragogia foi definida como “a arte e ciência de orientar adultos a aprender” (KNOWLES, 1970). Desde que Knowles publicou sua primeira edição houve uma evolução conceitual. Hoje, “o termo correntemente define uma alternativa para pedagogia e refere-se à aprendizagem em qualquer idade focada no estudante” e não no professor (CONNER, 1997) . A andragogia fundamenta-se no “aprender fazendo”.

Diz-se que na pedagogia existe a educação centrada no professor. Sendo portanto desse a responsabilidade sobre o que será aprendido. A pedagogia pressupõe um aluno imaturo. Esse modelo era aplicado também para adultos. Nos modelos andragógicos a aprendizagem é de responsabilidade compartilhada entre professor e aluno.

Ao tratar de educação empreendedora, é razoável supor o uso da andragogia, visto que inovar ou mesmo abrir um negócio são atividades essencialmente práticas. A maior parte dos esforços para desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação não está focada em técnicas, apesar de ser possível considerar a existência destas.

É curioso notar que muitos alunos de empreendedorismo não optaram por esse curso, tendo essa matéria como currículo obrigatório. Em certa medida, isso é contrário aos princípios da andragogia.

CONNER, M. L. Andragogy and Pedagogy. Ageless Learner, 1997-2004. Disponível no site http://agelesslearner.com/intros/andragogy.html em 28 de Abril de 2005

KNOWLES, M. S. The Adult Learner: a neglected species 4ed. Houston: Gulf Publishing, 1990

Comentários

Unknown disse…
Sinto dizer que os conceitos que constam no texto estão incorretos e deturpados.
Pedagogia não é mais, desde os gregos, "aquele que conduz a criança", a Pedagogia é a ciência que estuda a Educação. A andragogia é um subconjunto da Pedagogia. Essa visão, que está postado não está correta, pois, a Pedagogia não preceitua que o aluno seja passivo nem tão pouco imaturo, na verdade isto foi preceituado nas concepções tradicionais de currículo, hoje, já ultrapassado.
A Pedagogia não considera que o professor seja o centro do processo educativo. Na verdade o conceito de aprendizagem mediada de construção de aprendizagem e de valorização dos conhecimentos prévios do aprendiz (que hoje a andragogia tomou para si), são estudados pela Pedagogia desde o início do século XX, e aplicáveis tanto na educação de crianças como de adultos.
Salomão disse…
Sua objeção é correta (ao menos em certa medida). Note que em educação é extremamente comum um teórico fazer parecer que sua proposta é revolucionária, e para isso, criticar (com certo radicalismo) as posições dos precursores. Nem toda a pedagogia é centrada no professor.

Por outro lado, certamente há muitos pais, alunos e professores que ainda acreditam numa visão conteudísta, em que a principal missão do professor é transmitir um "conteúdo" ao aluno. E não a construção do conhecimento... Para entender as críticas da maior parte dos teoricos de educação, não adianta olhar as teorias sobre pedagogia, mas sua prática.

Quanto ao texto: Os conceitos da Andragogia estão corretos, e a principal crítica que fazia a pedagogia é a listada no texto, entretanto, como você bem evidenciou, há muitas posições entre os educadores, e a crítica da andragogia não pode ser aplicada a todos os modelos da pedagogia. Acredito que a maioria das pessoas que estuda educação hoje acredita num processo que considere ambos, aluno e professor como participantes de mesma importância, seja com o nome de pedagogia, seja com o nome de andragogia.

Finalmente, o objetivo dessa postagem era apenas o de mostrar aos professores de empreendedorismo que deveriam conhecer também um pouco sobre educação e não só sobre negócios. De modo geral, nessa área (de formação de empreendedores) há muitos professores que nunca pararam para pensar no processo educativo.
wlitcab&teologia disse…
O conceito de ensino passou por muitas mudanças, mas é bom observarmos que ainda hoje se pratica ensino dentro de um conceito pedagógico arcaico. Muitos professores resistem em mudar seu conceito e desta forma prejudica o desenvolvimento do aluno.
Tanto o conceito pedagógico quanto o andragógico hoje são similares, trabalham a construção do saber, então basta que todos passem a conhecer os dois conceitos antes de desenvolver uma crítica.
A. S. Souza disse…
O texto não se refere ao conceito amplo da pedagogia que há longa data apoia-se em estudos e experiências de Wallon, Vygotski, Piaget e Paulo Freire entre outros. A pedagogia não faz juízo de valor sobre o conhecimento do aluno seja este adulto ou criança.
O Se pedagogia é deturpada desta forma não teremos como prosseguir a leitura sobre a andragogia que é totalmente baseada na pedagogia.

Postagens mais visitadas deste blog

Inovação

Heutagogia

2º Congresso Internacional de Educação e 7ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense