FRANQUIAS e Feira da ABF 2007

Estive na Feira de Franchising da ABF 2007 no Center Norte.
Interessante, dez anos atrás só havia franquias de alimentação e de cursos de Inglês. Atualmente as maiores redes de alimentação não estavam por lá (não vi o MAC, nem a Starbucks, ou o Café do Ponto, mas vi o Habbib´s e a Kopenhagem). Pelo profissionalismo com que fui atendido na Kopennhagem só posso dizer que está explicado o crescimento exponencial da empresa, que teve a grande sacada de juntar um café (de preço razoável) aos seus chocolates (vendidos a peso de ouro). Ainda há espaço para franqueados e empreendedores.

O que eles obtiveram foi uma sinergia interessante, pois a venda de café "potencializa a venda de chocolate" e se não faz fortuna, deve cobrir os custos da loja, ficando o lucro decorrente da venda dos bombons. Já os outros cafés, como café do ponto ou mesmo o franz´s devem estar com problemas, já que não tem sinergias tão gratificantes. Legal verificar que mesmo as livrarias também usam essa sinergia do cafezinho, vide Nobel, Cultura e Siciliano.

Outras redes estão tentando se firmar, vi algumas redes de ensino bem fracas, e sumiram as grandes, como objetivo, positivo entre outras.

Franquias de 4000,00 Reais estavam a venda por 1200( o que é bizarro, pois o barato sai caro) e sem querer criticar o serviço alheio, vi franquias que deveriam se envergonhar , pois estão mais para pilantragens do que para negócios.

Bem, são apenas opiniões, mas o setor (se é que se pode falar em "setor de franquias") está se consolidando... e tai uma boa forma para o nosso pobre empreendedor no mínimo ver o que um negócio deve ter para funcionar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Heutagogia

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Louis Jacques Filion