O Aprendiz 4 - O sócio.

Começou ontem o programa de Roberto Justus, o Aprendiz 4, que desta vez, objetiva escolher um novo sócio, que receberá um capital de um milhão de reais para investir em seu novo negócio em troca de 51% das ações deste negócio.
Primeiramente é interessante notar que na prática o próprio Justus já está se premiando com 510.000 reais, pois imaginemos que o negócio fosse dissolvido antes mesmo de começar. Como o dinheiro é dos capitalistas, o sócio receberia 490.000 mil e os 510 restantes iriam para Justus pessoa física.
Claro que isso é dinheiro de pinga perto dos 50.000.000,00 que o programa pretende faturar para a rede Record (faturamento do aprendiz 3).
Alguns dos leitores do Blog sabem que sou sócio do Carlos Nakao, que participou do aprendiz 3, e assim através dele e de outros participantes, fiquei sabendo de muita coisa que não vai ao ar.
Bem, a primeira coisa que devemos lembrar antes de comentar o programa, é que ele é exatamente isso, um programa e não o processo real de criação de uma firma (ou mesmo de capitação de capital). Essa ressalva é importante, pois significa que mais importante do que o projeto escolhido ser viável, interessante e bem estruturado, é ele ajudar no processo de dar audiência e retorno aos anunciantes.
A segunda coisa que gostaria de comentar, está ligada aos projetos que assisti ontem, a maior parte me pareceu ao menos inovadora, e isso deve ser consequência de uma seleção pela produção com algum critério, que retirou do jogo as idéias tradicionais como "abrir uma butique de pães", ou "montar uma pousada em Jureré". Por outro lado, várias das idéias estavam ainda num centradas no invento e não no negócio, o que é um erro óbvio. Além disso, intrigante os critérios que levam Justus a escolher alguns em detrimento de outros, pois não parece que ele esteja preocupado com o potencial de venda de alguns dos candidatos, um dos critérios que me parecem fundamentais na escolha de um sócio.
Por hoje é só, comentarei o programa mais vezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Heutagogia

Louis Jacques Filion