Greve na USP?


Comunicado da reunião de 22/05/07


Com o objetivo de encontrar uma solução pacífica para a desocupação imediata do prédio da Reitoria, em reunião realizada hoje, com a presença de 20 alunos e dois representantes do Sindicato dos Funcionários da USP (Sintusp), a Reitoria comprometeu-se a:

1. Oferecer café da manhã e almoço aos domingos no Restaurante Central, no campus Butantã. O prazo para execução dessa proposta será de seis a nove meses, considerando a necessidade de contratação de pessoal especializado.

2. No que se refere ao transporte nos fins-de-semana, no campus Butantã, haverá reestruturação do serviço prestado pelo ônibus circular da Prefeitura do Campus, que funcionará aos sábados e domingos, das 9h às 17h. A Prefeitura providenciará uma grade de horários, que será afixada nas paradas de ônibus. A extensão desse serviço após as 17h, ou outro mecanismo alternativo para atender o trajeto Portaria 1– Crusp, será objeto de estudo, de início imediato.

3. Quanto ao processo de cancelamento de matrículas, a Reitoria propõe-se a retirá-lo do Conselho Universitário, retornando-o ao Conselho de Graduação (CoG) para reanálise.

A Reitoria reitera, ainda, os termos do documento “Reivindicações acolhidas pela Reitoria”, datado de 08 de maio p.p., bem como a criação da comissão formada por 16 membros (sendo oito professores e oito alunos e/ou funcionários), que deverá analisar e apresentar propostas sobre os demais itens da pauta de reivindicações apresentadas pelos estudantes. Tal comissão terá o prazo de 90 dias para apresentar o relatório final à Reitoria, que se comprometeu a dar atenção especial à implementação das ações propostas e aprovadas pelos colegiados da Universidade.

Também estiveram presentes à reunião a presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana, Sra. Rose Nogueira, e o representante da Comissão Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Dr. Walter Foster Júnior.

Na data de hoje, também foi realizado, a pedido do coronel Joviano C. Lima, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, um encontro entre membros da Reitoria e professores da Universidade para tratar do processo de reintegração de posse.
São Paulo, 22 de maio de 2007.
A Reitoria
COMENTÁRIO MEU:
Pelas reinvidicações fica evidente que a greve a USP tem um pequeno grupo de estudantes com demandas desconexas do resto do corpo discente... Nunca ouvi falar na necessidade de transporte nos finais de semana, ou de comida aos domingos, entre os alunos da FAU, da Psico ou da FEA. Fica claro que os "estudantes" moradores do CRUSP estão transformando a discussão em nova meia duzia de privilégios. Uma vergonha para o resto dos alunos, como eu.
Particularmente, o mais grave é aumentar o tempo antes do jubilamento. Isso não é conquista universitária é sim dar chance para que meia duzia de pilantras não sejam mandados ao mercado, e tenham que encarar o mundo real. Agora poderão continuar a gastar a verba do estado, sem nada devolver.
A moradia universitária é uma necessidade, não há dúvida. Mas incrivelmente acaba virando muleta para alguns, já em plenas condições de se formar e buscar um mundo melhor, que não querem largar a regalia. - Com estudantes deste tipo, quem vai criticar nossos políticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Heutagogia

Louis Jacques Filion