Prêmios Santander de Empreendedorismo e Ciência e Inovação

Estão abertas, até 22 de agosto, as inscrições para a 4ª Edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e Ciência e Inovação. A iniciativa premiará os melhores projetos de estudantes, professores e pesquisadores universitários cujas idéias inovadoras contribuam para o desenvolvimento sustentável do País.

Neste ano, o Banco Santander irá conceder R$ 350 mil em prêmios sendo R$ 50 mil para cada vencedor das sub-categorias dos prêmios de Empreendedorismo e Ciência e Inovação. Entre as novidades da edição 2008 está a oferta de um curso de empreendedorismo on-line. No curso, que é gratuito, os candidatos poderão conhecer passo a passo os conceitos básicos de um plano de negócios, noções sobre planejamento financeiro para empreendedores, introdução à pedagogia empreendedora dos sonhos, entre outros temas. Nesta área também estará disponível uma coletânea de artigos e entrevistas sobre empreendedorismo; material de apoio para a elaboração do resumo executivo dos projetos (dicas, resumo dos critérios de avaliação, erros mais comuns etc) e fóruns de discussão on-line em que participantes e coordenadores possam postar as dúvidas a serem respondidas pela equipe do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral - entidade parceira dos Prêmios Santander.

Nesta 4ª edição, os ganhadores dos prêmios Santander terão a oportunidade de apresentar seus resumos executivos e planos de negócios às principais empresas de Venture Capital do País como mais um incentivo à implementação de suas idéias. Outra novidade é que o evento final dos ganhadores dos Prêmios será realizado durante a Semana Global de Empreendedorismo da Endeavor, de 17 a 23 de novembro de 2008. Um dos premiados, inclusive, poderá ser divulgado durante o evento como case de sucesso.
Inscrições:

Podem se inscrever na categoria Empreendedorismo, graduandos e pós-graduandos matriculados em IES (Instituições de Ensino Superior) parceiras do Universia e/ou Banco Santander. Ao todo, há quatro categorias disponíveis, são elas:

· Indústria: compreende um conjunto de atividades econômicas que tem por finalidade a manipulação e a exploração de matérias-primas e fontes energéticas, bem como a transformação de produtos semi-acabados em bens de produção ou consumo.

· Tecnologia da Informação e Comunicação: inclui atividades como processamento de informações e comunicação de dados, teleinformática, automação industrial, microeletrônico, instrumento digital, programas de computador e serviços técnicos de informática, entre outros.

· Biotecnologia: abrange as atividades que utilizam organismo vivos na fabricação de produtos ou no controle do meio ambiente.

· Cultura e Educação: projetos ligados a criação e difusão irrestrita de belas-artes, ciências humanas e afins que utilizem o universo de formas culturais, como a música, a literatura, o cinema, entre outros, e contribuam para a sustentabilidade das comunidades onde serão inseridos.
Já a categoria Ciência e Inovação recebe inscrições de pesquisadores ou doutores formados que exerçam atividades em IES parceiras do Universia e/ou Banco Santander. Ao todo, há três categorias disponíveis, são elas:

· Indústria: compreende um conjunto de atividades econômicas que tem por finalidade a manipulação e a exploração de matérias-primas e fontes energéticas, bem como a transformação de produtos semi-acabados em bens de produção ou consumo.

· Tecnologia da Informação e Comunicação: inclui atividades como o processamento de informações e comunicação de dados, teleinformática, automação industrial, microeletrônico, instrumentação digital, programas de computador e serviços técnicos de informática, entre outros.

· Biotecnologia: abrange atividades que utilizam organismos vivos na fabricação de produtos ou no controle do meio ambiente.
Seleção de ganhadores

Serão realizadas três etapas regionais e uma etapa final para premiar os respectivos vencedores de cada categoria. A etapa regional Sudeste será realizada em São Paulo, a regional Sul, em Porto Alegre e a Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em Salvador. A final nacional também será realizada na capital paulista. A seleção e a validação dos projetos de Empreendedorismo ficarão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Os projetos de Ciência e Inovação estarão sob avaliação e julgamento de uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, vice-presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Mais informações sobre esta edição e as edições anteriores dos Prêmios Santander podem ser obtidas no endereço: www.universia.com.br/premiosantander

1.2. O Prêmio Santander de Empreendedorismo será concedido a “Planos de Negócio” inovadores desenvolvidos exclusivamente por graduandos e pós-graduandos desde que devidamente matriculados durante o período da inscrição, em IES – Instituições de Ensino Superior brasileiras e reconhecidas pelo MEC e que sejam parceiras do SANTANDER e/ou do UNIVERSIA, que atendam os requisitos listados neste Regulamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Heutagogia

Louis Jacques Filion