Inovação e Estratégia na Idade Moderna: O papel de portugal.

Conferência do professor Dr. Tessaleno Devezas no dia 11/06 a partir das 19:30 - horário em que iniciamos a recepção - no Sophia Eventos (pertencente à Profa. Dra. Anna Mathilde Pacheco Chaves). Informações sobre resumo da palestra, A palestra deverá ser iniciada por volta das 20:15.

􀀨Data: 11/06/08 às 19:30 horas
􀀨Local: Sophia Eventos
􀀨R. Ribeiro do Vale, 236
􀀨Brooklin Paulista, São Paulo
􀀨Inscrições: gratuitas até 09/06/08
􀀨Envie: Nome, RG, Instituição
􀀨 Para: sophiaeventosbr@gmail.com

Resumo:

É comum entre os historiadores considerar como ponto de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna a tomada de Constantinopla em 1453 pelos Turcos Otomanos. Por outro lado, entretanto, muitos têm sido os cientistas sociais e políticos, historiadores e economistas que têm sugerido que o verdadeiro início da Idade de Moderna deve ser considerado com a chegada de Vasco da Gama em Calicute em 1498, não apenas por marcar o início de uma revolução global na forma dos humanos comunicarem-se e permutarem bens e informações, mas por constituir a verdadeira gênesis do processo hoje conhecido como globalização.
Nesta discussão serão apresentadas duas provas irrefutáveis do pioneirismo de Portugal na introdução dos caminhos marítimos para a troca de informações e produtos em substituição aos caminhos terrestres iniciados pelos Romanos cerca de dois milênios antes. Uma prova é de natureza factual e traduzida pela arte Japonesa dos Biombos Namban. E a outra é uma prova científica baseada no modelo de transição de potências desenvolvida por Devezas-Modelski, que evidencia também o pioneirismo de Portugal nas inovações técnicas e geoestratégicas que levaram a um novo tipo de império, o primeiro império marítimo do mundo.

E, seria um imenso prazer se pudessem comparecer. Pedimos confirmação. Neste caso bastaria retornar uma resposta a esta mensagem confirmando a sua presença.

Abraços

Profa. Dra. Rose Mary A. Lopes

Comentários

Anônimo disse…
Para quem tem interesse, mas não pode estar presente neste horário a Agência USP de Inovação também está recebendo o Prof. TESSALENO CAMPOS DEVEZAS em seu "Ciclo de Palestras sobre Criatividade, Inovação e Empreendedorismo" no dia 11/06 ás 11h30min na Cidade Universitária.
Informações e inscrição gratuita em www.inovacao.usp.br

Postagens mais visitadas deste blog

Heutagogia

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Louis Jacques Filion