Pesquisa do SEBRAE sobre empreendedorismo

Sebrae-SP divulgou recentemente uma pesquisa para avaliar a importância da inovação em empresas de pequeno e médio porte. Foram avaliados 450 negócios nos setores de comércio, indústria e de serviços. Os números mostram que mais da metade das empresas consultadas promoveu algum tipo de inovação em 2007. O levantamento vai além: informa que quem aplicou recursos em soluções criativas já apresenta resultados. 52% das empresas tiveram crescimento no seu volume de produção e 39% registraram ganhos de produtividade com sua mão-de-obra. As que não implementaram método ou processo inovador, cresceram apenas 27% e tiveram ganhos de produtividade de 20%. Na opinião do professor de empreendedorismo do Ibmec São Paulo, Dirk Thomaz Schwenkow, a inovação é a base para o crescimento de qualquer negócio “A vantagem das pequenas e médias empresas nesse quesito está baseada no trinômio: rapidez, flexibilidade e inovação”, diz. A descoberta de oportunidades não precisa, necessariamente, de grandes investimentos. “Se a empresa estiver focada em descobrir outras necessidades dos clientes e inovar em processos de atendimento ou oportunidades de consumo, certamente obterá um retorno bastante positivo”, afirma Schwenkow. Eis uma oportunidade ainda não captada pelo universo avaliado. Das empresas que investiram em novos métodos ou processos, apenas 6% ouviram as sugestões de clientes. A pesquisa apontou também que 90% dos sócios-proprietários são os principais identificadores de novas oportunidades e que apenas 9% das companhias consultadas oferecem algum tipo de prêmio ou bônus para estimular os funcionários a identificar inovações. Para Schwenkow, a proximidade do corpo diretivo da empresa com o cliente, parceiros e funcionários é fundamental. “O envolvimento de pessoas de diversos segmentos, como clientes, proprietários, funcionários e parceiros do negócio, pode ajudar na criação de idéias criativas e de fácil implementação”, diz o professor.

Fonte: Instituto Empreender Endeavor

Comentários

Anônimo disse…
parabens kra pelo blog..
tem mta coisa legal..
parece q vc é colega de USP.
onde vc faz MBA?
flw
Salomão disse…
Alex, na verdade acabo de concluir o mestrado na USP (stricto sensu).

Não faço MBA, pós do tipo especialização, que não é oferecido pela USP (somente pelas fundações que atuam em parceria com a USP como a FIA ou a Fundação Vanzolin). Antes do mestrado, fiz o CEAG da FGV, que era semelhante a um MBA. (mas parece que mudou)

Postagens mais visitadas deste blog

Heutagogia

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Louis Jacques Filion