Fontes de recurso para empreendedores

As fontes de recursos para capital empreendedor são especializadas em diferentes etapas de vida das empresas. Pode-se segmentar os financiadores de capital empreendedor em:

- Angel Capital e Capital Semente: financiam projetos em etapas iniciais. Nesta etapa, muitos empreendimentos ainda encontram-se em fase de pesquisa. Existem alguns fundos organizados, como por exemplo, o Fundo Novarum, porém, na maioria das vezes, indivíduos que já foram empreendedores financiam os empreendimentos com recursos próprios. No Brasil, a FINEP e SEBRAE também investem ou em fundos de capital semente ou diretamente em alguns empreendimentos; No Brasil há ainda poucos grupos, mas eles já existem.

- Fundos de Venture Capital: financiam empreendimentos, que geralmente já têm um produto desenvolvido e testado. Votorantim Novos Negócios e Intel Capital são exemplos;

- Fundos de Private Equity ou Buyout: financiam empresas mais maduras, que apresentam boas oportunidades de crescimento. Podemos citar GP, Advent, AIG, Pátria, Gávea como investidores desse segmento;

De acordo com a professora Andrea Minardi, o tipo de fonte a ser procurada depende muito do estágio de vida do negócio. Entretanto, podemos afirmar que a maior parte dos recursos dessa indústria está concentrada em fundos de Buyout ou Private Equity. Segundo dados divulgados no Valor Financeiro Especial de Private Equity e Venture Capital (setembro de 2007), apenas 10% do capital investido nesse tipo de fundo no Brasil são direcionados para Venture Capital e Capital Semente. Vale a pena conhecer também as fontes de financiamento público, como a FAPESP.
(fonte: Arquivos IBMEC, adaptado)

Comentários

Anônimo disse…
Existe um grupo de anjos chamado Bahia Angels
www.bahiaangels.com

Postagens mais visitadas deste blog

Heutagogia

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Louis Jacques Filion