Inovatec 2007 abre no dia 1º

31/07/2007 Agência FAPESP – Ainda estão abertas as inscrições para os seminários e rodadas de negócio entre representantes da iniciativa privada e das principais universidades e instituições de pesquisa do país na Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades (Inovatec), que terá sua segunda edição realizada de 1º a 3 de agosto, na capital paulista.

O objetivo do evento é criar um ambiente de negócios que aproxime as ofertas dos centros de pesquisa e a demanda dos setores industriais. Para isso, além dos espaços de negócios dos estandes, as rodadas de negócios funcionarão de duas formas: mediante agendamento de reuniões e em continuidade aos seminários de demanda e oferta, em que, após as apresentações, haverá sessões para contatos iniciais.

Nos seminários de oferta, as instituições expositoras apresentarão linhas de pesquisa e de serviços tanto em tecnologias industriais básicas como em tecnologias com boas perspectivas de se transformar em novos processos e produtos, enquanto nos seminários de demanda os setores empresariais apresentarão necessidades tecnológicas para posterior aprofundamento com as instituições interessadas.

O evento terá início no dia 1º de agosto, às 8h45, com o seminário “A Lei de inovação tecnológica e o papel das agências de inovação e das fundações de amparo e financiamento a pesquisa na viabilização de projetos entre empresas e instituições de pesquisa: Um balanço dos avanços realizados e cases de implantação”.

Para a sessão de abertura, estão confirmadas as presenças de Cláudio Vaz, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), entidade responsável pela organização do encontro, Roberto Nicolsky, diretor da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Reginaldo Arcuri, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e Hugo Borelli Resende, presidente da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei).

Em seguida, Reinaldo Dias Ferraz de Souza, coordenador-geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e Carlos Américo Pacheco, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, falarão sobre o tema “Um balanço da implementação das agências de fomento à inovação nas instituições de Ciência e Tecnologia”.
Às 14h30, os participantes poderão conhecer nos estandes da feira ofertas e demandas tecnológicas das indústrias de: alimentos processados; celulose, papel e embalagens; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; e petróleo e gás natural.

No segundo dia, o seminário “Projeto e implantação de Departamentos de P&D em pequenas e médias empresas. Identificação da necessidade, projeto estratégico, seleção de RH, implementação e gestão” será proferido por Roberto Nicolsky, da Protec, e Hugo Borelli Resende, da Anpei.

“Onde e como praticar e financiar a inovação tecnológica: pesquisa dentro da empresa, parcerias com instituições de pesquisa, licenciamento e fontes de financiamento”, “FAPESP: Financiamento de pesquisa para a inovação tecnológica” e “Linhas de financiamento à inovação nas empresas e a contratação de pesquisadores: conheça os produtos Finep e o processo para obter os recursos” serão outros temas discutidos a partir das 11h45.

A tarde do dia 2 também será destinada ao conhecimento das ofertas e demandas tecnológicas da indústria, desta vez da automotiva e de autopeças, petroquímica, química e de plásticos e siderúrgica, metalúrgica e fundição. “Oferta de serviços de tecnologia industrial básica: metrologia, certificação, ensaios e desenvolvimento de protótipos” e “Recursos para inovação na empresa e patentes e gestão da propriedade intelectual” também serão outros assuntos discutidos.

No dia 3, último do evento, serão apresentadas ofertas de linhas de pesquisa em nanotecnologia e de serviços de tecnologia industrial básica. As palestras “Prospecção tecnológica para nanotecnologia” e “As normas técnicas como paradigma para inovações em produtos: utilizando a base de dados da ABNT” serão dadas, respectivamente, por Leandro Lopes de Faria, coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Carlos Santos Amorim Jr., diretor de Desenvolvimento e Informação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Também serão expostas ofertas e demandas tecnológicas em: meio ambiente e saneamento; indústria da defesa; indústria de máquinas e equipamentos; indústria farmacêutica; indústria da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; indústria de equipamentos e suprimentos médicos, hospitalares e odontológicos; e indústria eletroeletrônica, tecnologias da informação e telecomunicações.

A FAPESP participará do evento no estande que reunirá as instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. Estarão representadas as universidades estaduais Paulista (Unesp), de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP), as universidades federais de São Carlos (UFSCar) e de São Paulo (Unifesp), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), os institutos Biológico, Butantan, de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), de Economia Agrícola (IEA), Agronômico (IAC), de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Pesca, de Zootecnia e a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

Os agendamentos nas rodadas de negócios e o credenciamento de visitantes podem ser feitos pelo site da Inovatec 2007. Os representantes das empresas interessadas podem solicitar reunião com até cinco instituições expositoras.
Além de aproximar empresas de centros de pesquisa, o encontro pretende fomentar a prática inovativa dentro das próprias empresas, estimulando um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a adoção de visões inovadoras sobre como desenvolver negócios.
A Inovatec 2007 será realizada no Centro de Eventos São Luiz, na rua Luís Coelho, nº 323, Cerqueira César.
Enviado por Odair Soares.
AGÊNCIA FAPESP - R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo-SP - BrasilTel: (+55) 11 3838 4000 Fax. (+55) 11 3838 4117 - E-mail: agencia@fapesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Heutagogia

Louis Jacques Filion